sexta-feira, 1 de abril de 2011

DEUS É FIEL - LIÇÃO 01 PRIMÁRIO 2º TRIMESTRE 2011

    



Texto Bíblico: Êxodo 1.1-11

CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO

“O significado do êxodo

O êxodo é o evento teológico e histórico mais expressivo do Antigo Testamento, porque mostra a magnificente ação de Deus em favor de seu povo, uma ação que os conduziu da escravidão à liberdade, da fragmentação à unidade, de um povo com uma promessa — os hebreus — a uma nação estabelecida — Israel. No livro de Gênesis encontram-se a introdução e o propósito, seguindo-se então todas as revelações subseqüentes do Antigo Testamento. Um registro que é ao mesmo tempo um comentário inspirado e uma exposição detalhada. Em última análise, o êxodo serve como um tipo de êxodo promovido por Jesus Cristo, de forma que ele se torna um evento significativo tanto para a Igreja quanto para Israel.

Como apontado no capítulo 1, a décima oitava dinastia foi fundada por Amósis, o responsável pela expulsão dos hicsos. É bem provável ter sido  ele o que está descrito em Êxodo como o novo rei que não conhecia José (Ex 1.8). Isto não sugere que ele não tenha conhecido José pessoalmente, mas apenas que sua benevolência não mais se estendia aos descendentes de José — os hebreus. Ele havia, afinal, expulsado os hicsos, um povo bastante aparentado aos hebreus, e pode ter ficado receoso de que a rápida multiplicação destes pudesse se constituir numa séria ameaça ao recente governo e autoridade.” (História de Israel no Antigo Testamento. CPAD. p.49-51)


Boas Ideias!

O tema desse trimestre é TEMPO DE MUDANÇAS. É imprescindível que você leia a revista para ter uma noção do assunto que será abordado e dos recursos didáticos que serão necessários ao longo do trimestre.

Aproveite para modificar a decoração de sua sala de aula de acordo com o tema, que gira em torno da biografia de Moisés. É importante também nesta primeira aula explicar aos alunos como funcionará o plano de frequência e dar-lhes um panorama geral a respeito do que irá acontecer nos próximos três meses.

Verifique os alunos que estão ausentes e procure visitá-los para saber a razão de sua ausência. Acima de tudo, inicie este trimestre com bastante entusiasmo, a fim de que você possa contagiar toda a turma.

QUE O SENHOR LHE CONCEDA UM TRIMESTRE ABENÇOADO!

Sugestão de atividade:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com